Hoje (15), é celebrado o Dia do Consumidor, que tem sido considerado pelo varejo a Black Friday do primeiro semestre. A data representa uma ótima oportunidade para as lojas se aproximarem de seus consumidores e venderem ainda mais. Em 2022, a expectativa é que o número de novos clientes cresça em 68%, segundo a Shopee.
De acordo com levantamento da All iN, Social Miner, Opinion Box e Bornlogic, este ano, 42% dos consumidores entrevistados têm a intenção de aproveitar a data para fazer compras, sendo que os homens entre 16 e 29 anos das classes A e B foram os que mais demonstraram interesse.
Aproveitarão a oportunidade para buscar itens de necessidade com preço melhor 58% dos respondentes. “Com a inflação nas alturas, o brasileiro sabe que precisa focar no que é fundamental, tanto que para as ofertas da data estará olhando principalmente para aquilo que precisa ser comprado”, destacaram os pesquisadores no relatório.
Em 2021, a Semana do Consumidor teve resultados expressivos para o e-commerce no país: entre os dias 2 e 15 de março de 2021, foram arrecadados cerca de R$ 6,3 bilhões, segundo a Social Miner. Um crescimento de 85%, comparado ao faturamento do ano anterior.
O estudo mostra ainda que 26% dos entrevistados já estão de olho nas promoções do Dia do Consumidor há cerca de um mês e, 28%, há mais ou menos 15 dias. Nesta semana, estão ligados nas ofertas 26%.
Confira outras informações do levantamento da All iN, Social Miner, Opinion Box e Bornlogic, e saiba o que os consumidores brasileiros vão comprar:
Motivações para comprar
– 58% comprarão itens de necessidade, com preço melhor;
– 56% comprarão itens de desejo, com preço melhor;
– 17% substituirão itens antigos por uma versão mais moderna;
– 16% presentearão alguém;
– 14% estocarão produtos que usa com recorrência.
Itens de 1ª necessidade
– Segundo os entrevistados, os itens de primeira necessidade são produtos de limpeza, higiene pessoal e alimentação.
– Os itens de 1ª necessidade serão mais comprados por mulheres de 50 anos ou mais das classes A e B. Elas são 64%.
Itens de desejo
– Os itens de desejo são aqueles classificados como supérfluos pelos respondentes, como relógio.
– Os produtos supérfluos serão mais comprados por homens entre 16 e 19 anos das classes A e B. Eles são 59%.
Orçamento curto
– De acordo com o levantamento, o ano é de redução do poder de compra, o que impactará as compras em datas comerciais de uma forma geral. No caso do Dia do Consumidor, a maioria (33%) dos entrevistados não tinha certeza de quanto gastaria.
– Os homens são os que dispostos a gastar uma maior quantia na data. Das pessoas que pretendem gastar mais de R$ 1 mil, eles são 15%, enquanto as mulheres apenas 5%.
– Entre aqueles que não sabem quanto vão gastar, a maior parte pertence às classes A e B. São da mesma classe socioeconômica a maioria dos entrevistados que quer gastar mais de R$ 1 mil no Dia do Consumidor.
Consumidor phygital
– 38% das pessoas entrevistadas falaram que comprariam pelo site das lojas;
– 28% declararam que comprariam tanto na loja física quanto na loja virtual
– Quando considerado outros canais, 18% pretendem comprar pelo app, 3% pelo Whatsapp, 2% pelo Facebook e outros 2% pelo Instagram.
FONTE: Varejo SA
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