top of page

5 práticas de gestão para ganhar escala e atravessar o tempo



Entre os erros mais comuns de empresas familiares, destacam-se a falta de cuidado com o caixa de companhia e a dificuldade em manter práticas de gestão no dia a dia da operação. Negócios perenes demandam governança, visão estratégica e desenvolvimento de pessoas.


Sem tomar essas atitudes, correm o risco de não alcançar a longevidade e a perenidade um dia sonhada por aqueles que fundaram a empresa. Para esse cenário ser diferente, é preciso seguir alguns pontos cruciais. Confira os principais abaixo:


1. Governança como foco

Empresas que se mantêm relevantes devem adotar práticas de governança, a fim de proteger o patrimônio dos donos do negócio. Inclusive, é preciso que essas mesmas práticas sejam colocadas à prova dentro da sucessão familiar, avaliando se os gestores da família selecionados para tocar o negócio são, de fato, as melhores pessoas para dar sequência na história da companhia.


2. Sem plano, não há avanço

É primordial que haja planejamento e visão estratégica de longo prazo ao negócio.


Nesta fase, empresas familiares devem fazer escolhas críticas para o futuro da Cia como, por exemplo, que investimentos fazer, que produtos lançar e em que mercados deseja competir. Desta maneira terá uma mapa mais preciso que norteará o crescimento da companhia.


3. Gestão, gestão e gestão

Tanto no nível tático quanto no operacional, é necessário estabelecer métricas de desempenho, metas, planos de melhoria e padrões de trabalho que garantam a estabilidade da operação, a qualidade de seus produtos e serviços e a previsibilidade dos resultados.


4. Gente

Suportando todos esses movimentos, existe a necessidade de se trabalhar o desenvolvimento das pessoas. Devemos promover a busca contínua da aquisição de novos conhecimentos ao longo de toda a vida dos nossos colaboradores para garantir que eles estejam sempre atualizados com o que existe de melhor no mundo e desenvolvam as habilidades necessárias para continuamente produzir resultados.


5. Ferramentas a favor

É também preciso se atentar ao uso de tecnologias de ponta. Ferramentas como inteligência artificial e data analytics podem tornar a operação mais produtiva, aumentando a conexão da empresa com o cliente em potencial e sua jornada; além, claro, de otimizar os processos operacionais internos do dia a dia do negócio.


FONTE: VAREJO S.A

0 visualização0 comentário

Commentaires


bottom of page