top of page

ACE Itaúna e CDL Itaúna se reúnem com a Prefeitura sobre trânsito e transporte público

Atualizado: há 1 dia



ACE Itaúna e CDL Itaúna se reúnem com a Prefeitura sobre trânsito e transporte público


A ACE e a CDL Itaúna receberam na última sexta-feira, dia 05/07, a comitiva da Prefeitura Municipal de Itaúna, composta pelo Secretário Municipal de Regulação Urbana, Sr. Tiago Araújo Nogueira, Otávio Henrique, Secretário Adjunto, Cintia Valadares, Gerente Superior de Trânsito e Transportes e Bruno Siqueira, Fiscal de Concessão de Serviços Públicos, todos representantes da referida secretaria.


Na reunião ainda estavam presentes o presidente em exercício da CDL Itaúna, Afonso Henrique Lima, o Diretor Administrativo-Financeiro da ACE Itaúna, Fernando Franco, o Gerente Executivo Geral das entidades, Cláudio Soares e o Assessor Jurídico, Dr. Tiago Antunes.


O assunto em pauta foi o TRANSPORTE PÚBLICO na cidade e os impactos para os empresários, comerciantes e trabalhadores que dependem do transporte para o pleno funcionamento de seus negócios.


As Entidades apontaram as inúmeras reclamações recebidas de seus associados quanto a falta de qualidade no transporte público, falta de ônibus, frota de ônibus antigos, limpeza inadequada, atrasos e descumprimentos nos horários de ônibus, poucos horários em períodos de pico, falta de guaritas nos pontos e a falta de estrutura nas existentes.


A Prefeitura informou que a concessionária de transporte público opera no momento com um déficit de pelo menos 20 motoristas, o que tem causado constantes atrasos e descumprimentos de horários, além de amargar com desequilíbrio contratual que a impede de renovar a frota de veículos existente. Foi alegado também que o desequilíbrio do contrato com a empresa concessionária do transporte público, se agravou com a pandemia COVID 19, em função da queda de mais de 70% do número de passageiros, que não se normalizou até hoje e o aumento do valor de insumos como combustível, pneus, manutenção entre outros também causaram impactos no contrato, o tornando deficitário, mesmo com o recente aumento do preço da passagem.


A Prefeitura se dispôs a subsidiar o déficit citado e não repassar o aumento da tarifa para o usuário, sendo o assunto levado à Câmara Municipal, mas sem sucesso. Os representantes do Poder Público têm acionado e se comprometeram a continuar acionando/notificando e autuando a empresa prestadora do transporte público para as devidas providências.


Em outros assuntos afins com a pasta do Trânsito, os representantes da prefeitura informaram que Itaúna soma aproximadamente 70 mil veículos emplacados na cidade que conta ainda, com uma considerável frota circulante, daí o trânsito expressivo principalmente nos horários de pico. Relataram ainda, que Itaúna e outras 4 cidades têm chamado atenção de órgãos estaduais devido ao grande e crescente movimento e circulação de veículos o que será motivo de estudo mais aprofundado no que se refere a mobilidade urbana, em função dos impactos gerados no dia a dia. Foi dito também que está em tratativas finais a celebração do convênio com a PMMG, para intensificação da fiscalização e melhor organização do trânsito na cidade, o que certamente trará melhorias para Itaúna, sendo que, em razão disto, nos próximos dias, haverá uma intensificação na fiscalização de trânsito por parte da Polícia Militar.

6 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page