top of page

ACE Itaúna e CDL Itaúna se reúnem com a Prefeitura sobre trânsito e transporte público

Atualizado: 16 de jul. de 2024



ACE Itaúna e CDL Itaúna se reúnem com a Prefeitura sobre trânsito e transporte público


A ACE e a CDL Itaúna receberam na última sexta-feira, dia 05/07, a comitiva da Prefeitura Municipal de Itaúna, composta pelo Secretário Municipal de Regulação Urbana, Sr. Tiago Araújo Nogueira, Otávio Henrique, Secretário Adjunto, Cintia Valadares, Gerente Superior de Trânsito e Transportes e Bruno Siqueira, Fiscal de Concessão de Serviços Públicos, todos representantes da referida secretaria.


Na reunião ainda estavam presentes o presidente em exercício da CDL Itaúna, Afonso Henrique Lima, o Diretor Administrativo-Financeiro da ACE Itaúna, Fernando Franco, o Gerente Executivo Geral das entidades, Cláudio Soares e o Assessor Jurídico, Dr. Tiago Antunes.


O assunto em pauta foi o TRANSPORTE PÚBLICO na cidade e os impactos para os empresários, comerciantes e trabalhadores que dependem do transporte para o pleno funcionamento de seus negócios.


As Entidades apontaram as inúmeras reclamações recebidas de seus associados quanto a falta de qualidade no transporte público, falta de ônibus, frota de ônibus antigos, limpeza inadequada, atrasos e descumprimentos nos horários de ônibus, poucos horários em períodos de pico, falta de guaritas nos pontos e a falta de estrutura nas existentes.


A Prefeitura informou que a concessionária de transporte público opera no momento com um déficit de pelo menos 20 motoristas, o que tem causado constantes atrasos e descumprimentos de horários, além de amargar com desequilíbrio contratual que a impede de renovar a frota de veículos existente. Foi alegado também que o desequilíbrio do contrato com a empresa concessionária do transporte público, se agravou com a pandemia COVID 19, em função da queda de mais de 70% do número de passageiros, que não se normalizou até hoje e o aumento do valor de insumos como combustível, pneus, manutenção entre outros também causaram impactos no contrato, o tornando deficitário, mesmo com o recente aumento do preço da passagem.


A Prefeitura se dispôs a subsidiar o déficit citado e não repassar o aumento da tarifa para o usuário, sendo o assunto levado à Câmara Municipal, mas sem sucesso. Os representantes do Poder Público têm acionado e se comprometeram a continuar acionando/notificando e autuando a empresa prestadora do transporte público para as devidas providências.


Em outros assuntos afins com a pasta do Trânsito, os representantes da prefeitura informaram que Itaúna soma aproximadamente 70 mil veículos emplacados na cidade que conta ainda, com uma considerável frota circulante, daí o trânsito expressivo principalmente nos horários de pico. Relataram ainda, que Itaúna e outras 4 cidades têm chamado atenção de órgãos estaduais devido ao grande e crescente movimento e circulação de veículos o que será motivo de estudo mais aprofundado no que se refere a mobilidade urbana, em função dos impactos gerados no dia a dia. Foi dito também que está em tratativas finais a celebração do convênio com a PMMG, para intensificação da fiscalização e melhor organização do trânsito na cidade, o que certamente trará melhorias para Itaúna, sendo que, em razão disto, nos próximos dias, haverá uma intensificação na fiscalização de trânsito por parte da Polícia Militar.

 
 
 

Comentários


Arte 1.png
bottom of page