Contas de internet e telefone são as que os inadimplentes mais pagam em dia. Cheques pré-datados e mensalidades escolares são as contas com maior tempo de atraso
Os principais vilões da inadimplência no país são o cartão de crédito (16%), as contas de água e luz (12%) e o cheque especial (10%). Os dados fazem parte de uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas. A pesquisa ouviu consumidores inadimplentes há mais de 3 meses, de todas as capitais do país.
O levantamento também mapeou quais são os compromissos financeiros em atraso que levaram à negativação dos consumidores inadimplentes. De acordo com os dados, os cartões de crédito (27%), os empréstimos em bancos e financeiras (18%) e o crediário (15%) lideram a lista das contas que deixaram os consumidores com o nome sujo.
“O consumidor inadimplente está devendo para os bancos e essas dívidas possuem juros altos. É preciso responsabilidade na tomada de crédito e verificar a disponibilidade financeira para quitação, assim como todas as taxas envolvidas na negociação. E para sair desta situação, ele precisa fazer uma boa negociação e um planejamento realista, sem que gere novos atrasos nos pagamentos das contas”, destaca o presidente da CNDL, José César da Costa.
Contas de internet e telefone são prioridade de pagamento para os inadimplentes
No ranking das contas prioritárias, a pesquisa mostra que os consumidores pagam em dia primeiro as que são de uso diário e podem ter seus serviços cortados: a internet (66%) e o telefone (60%), seguidos pelas contas de água e luz (57%), TV por assinatura (50%), cartão de crédito (41%) e plano de saúde (41%)
Já os principais compromissos financeiros dos entrevistados são o cartão de crédito (84%), as contas de água/luz (80%), internet (77%), conta de telefone (75%) e empréstimos em banco ou financeiras (60%).
Entre as contas com maior tempo médio de atraso destacam-se parcelas a pagar em cheques pré-datados (13 meses), escola / faculdade / FIES (12 meses), empréstimo em banco ou financeira (9 meses), cartão de crédito (9 meses) e condomínio (8 meses).
“Ter como prioridade o pagamento das contas de internet e celular mostra o poder e a importância dessas ferramentas na vida da população. O importante é que o consumidor faça um controle dos seus gastos mensais e mantenha suas contas básicas dentro do previsto no orçamento. Anotar todos os compromissos financeiros e fazer um planejamento mensal inclusive dos gastos extras ajuda o consumidor a ter uma visão realista do quanto pode gastar”, afirma Merula Borges, especialista em finanças da CNDL.
METODOLOGIA
Público-alvo: consumidores com contas em atraso há mais de 3 meses, de todas as capitais brasileiras, homens e mulheres, com idade igual ou maior a 18 anos, de todas as classes econômicas.
Método de coleta: pesquisa realizada via web e pós-ponderada por sexo, idade, estado, renda e escolaridade.
Tamanho amostral da Pesquisa: 624 casos, gerando uma margem de erro no geral de 3,92 p. p. para um intervalo de confiança a 95%.
Data de coleta dos dados: 18 a 27 de março de 2024.
Sobre a CNDL – Criada em 1960, a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) é formada por Federações de Câmaras de Dirigentes Lojistas nos estados (FCDLs), Câmaras de Dirigentes Lojistas nos municípios (CDLs), SPC Brasil e CDL Jovem, entidades que, em conjunto, compõem o Sistema CNDL. É a principal rede representativa do varejo no país e tem como missão a defesa e o fortalecimento da livre iniciativa. Atua institucionalmente em nome de mais de 500 mil empresas, que juntas representam mais de 5% do PIB brasileiro, geram 4,6 milhões de empregos e movimentam R$ 340 bilhões por ano.
SPC Brasil – Há mais de 60 anos no mercado, o SPC Brasil possui um dos mais completos bancos de dados da América Latina, com informações de crédito de pessoas físicas e jurídicas. É a plataforma de inovação do Sistema CNDL para apoiar empresas em conhecimento e inteligência para crédito, identidade digital e soluções de negócios. Oferece serviços que geram benefícios compartilhados para sociedade, ao auxiliar na tomada de decisão e fomentar o acesso ao crédito. É também referência em pesquisas, análises e indicadores que mapeiam o comportamento do mercado, de consumidores e empresários brasileiros, contribuindo para o desenvolvimento da economia do país.
Sobre a Offerwise – Há mais de 16 anos que a Offerwise vem abordando de maneiras inovadoras a pesquisa de mercado. Com um modelo único e próprio de recrutamento tem conseguido construir um dos principais painéis de pesquisa no mundo, evoluindo para uma empresa robusta de campo online com uso de tecnologia avançada. Detém o maior e mais representativo painel da América Latina e Hispânico nos EUA. Os escritórios ao redor do mundo estão compostos por profissionais de pesquisa de mercado que conhecem e compreendem suas culturas locais e também os consumidores que se deseja alcançar. Fonte: Varejo S/A
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