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Conheça 4 estratégias de como encantar e conquistar clientes na Black Friday



As expectativas estão altas para a edição da Black Friday 2023 que deve acontecer no dia 24 de novembro. É o que aponta uma pesquisa da MField, que revela um crescimento de 32,3% das intenções de compra da população brasileira nesse período que antecede as festas de fim de ano. Além disso, o estudo ainda destaca que os consumidores estão mais atentos e pesquisando e comparando preços com antecedência. A estimativa de ticket médio é entre R$151 e R$300, para compras online e lojas físicas.


Para atender a demanda desse público em meio a diversas opções e concorrência, as empresas devem conhecer as estratégias certas para encantar e conquistar clientes.


Pensando nisso, consultamos 4 especialistas de diversas empresas que listam dicas:


Invista em experiência personalizada

Para a Printi, uma das maiores gráficas online da América Latina, trazer itens personalizados e ter um time de atendimento ao cliente qualificado é um diferencial que vai além dos descontos especiais e em datas sazonais. A empresa que já entregou mais de 4 milhões de pedidos em seus 11 anos de existência, tem uma equipe de designers disponíveis para quem precisa de ajuda com artes gráficas.


“Os clientes têm uma grande expectativa na qualidade do atendimento e na entrega. Por isso, temos um time de especialistas que cuidam de cada etapa, que vai desde o acesso à plataforma até os produtos chegarem nas mãos deles. Além disso, oferecer mimos, saber ouvir feedbacks com sugestões e críticas também contribui para a fidelização dos clientes”, afirma Fábio Carvalho, Diretor de Supply Chain da Printi.


Aposte no Phygital e Social Commerce

O phygital está em alta. Jefferson Araújo, CEO da Showkase, plataforma inovadora de Social Commerce, explica que a fusão entre o varejo físico e digital, que promete alavancar vendas e o relacionamento com o cliente, principalmente em datas sazonais, está cada vez mais presente. A jornada de compra híbrida, que vai do on para o off, e vice-versa, possui diversos benefícios, como reconhecimento de marca, valor agregado e fidelização do cliente. Além disso, o uso das redes sociais se torna indispensável.


“As próprias redes sociais estão se expandindo para trazer multifuncionalidades e oferecer mais serviços, o atual consumidor está cada vez mais conectado e busca em poucos cliques realizar suas compras. A fusão do phygital e social commerce aumentará ainda mais a satisfação dos clientes durante a jornada de compra”, afirma.


E em um mundo cada vez mais conectado, o Social Commerce e o Unified Commerce se entrelaçam para criar uma experiência de compra verdadeiramente integrada, como afirma Jefferson.


“A interseção entre redes sociais e todos os canais de vendas unificados coloca o cliente no centro da estratégia, impulsionando vendas, fortalecendo o relacionamento e oferecendo conveniência”, afirma Araújo e ainda segundo o CEO, a jornada de compra moderna é guiada pela fusão do digital e do físico, onde as redes sociais desempenham um papel fundamental na busca pela satisfação do cliente.


Invista no Live Commerce

O Live Commerce, que junta as transmissões ao vivo e as plataformas de e-commerce, é uma das grandes tendências do varejo atualmente. Essa ferramenta, que se popularizou primeiro na China e já movimentou US$ 625 bilhões somente em 2023, segundo informações do eMarketer, ajuda a atrair e engajar mais intensamente os consumidores ao oferecer um ambiente mais interativo e envolvente, permitindo a apresentação de produtos e interação em tempo real sobre eles.


“Essa abordagem gera mais valor para a jornada do cliente e aumenta sua confiança com a marca e seus produtos, criando uma conexão e fidelização mais profunda – o que é especialmente positivo em datas como a Black Friday, na qual as expectativas de venda do varejo são enormes”, pondera Mateus Magno, CEO da Sambatech.


Aposte em Inteligência Artificial Generativa para automatizar processos

No cenário atual, principalmente após uma pesquisa divulgada pelo ReclameAqui, em que no ano passado as reclamações ultrapassaram 192 registros na plataforma, mostra o quão é importante apostar em Inteligência Artificial Generativa para automatizar processos que facilitem a comunicação com o consumidor. O uso de assistentes virtuais para atendimento ao cliente é um grande diferencial de negócio e pode ajudar a melhorar as taxas de customer experience (CX).


Ary Vilhena, fundador da Smartspace by Digivox, explica que voicebots e chatbots são o futuro.


“A comunicação 24/7 com o cliente é vantajosa pelo simples fato de atendê-lo a qualquer momento, validando suas dúvidas, elogios ou reclamações, além de estreitar a relação entre empresa e consumidor, principalmente em datas de grande apelo comercial, como a Black Friday e o Natal”, finaliza.


FONTE: VAREJO S.A.

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