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Dia do Consumidor: 5 dicas para preparar o seu negócio






A data se estabeleceu como uma boa oportunidade para os negócios impulsionarem suas operações e estreirarem ainda mais os laços com os clientes.


Uma das datas mais importantes para os comerciantes está se aproximando: o Dia do Consumidor. Comemorado em 15 de março, próxima sexta-feira, o dia se estabeleceu como uma boa oportunidade para os negócios impulsionarem suas operações e estreirarem ainda mais os laços com os clientes.


Aproveitando essa importante data no calendário do comércio, conversamos com Felipe Lima, responsável por Desenvolvimento de Negócios na Shopee, e listamos cinco estratégias valiosas que podem ajudar a destacar o seu negócio meio à concorrência, seja você um pequeno empreendedor local ou uma grande empresa nacional.


“O Dia do Consumidor é bastante concorrido, por isso, é preciso ter estratégia e utilizar os benefícios oferecidos pelo marketplace a seu favor. Para aproveitar essa oportunidade, é necessário planejamento antecipado, garantir bons descontos e usufruir do cupom de frete grátis para atrair e fidelizar consumidores”, avalia o especialista.

Confira abaixo as cinco dicas que listamos:


1. Planejamento

O planejamento é fundamental para o sucesso em qualquer empreendimento, e não é diferente quando se trata do Dia do Consumidor. Antes mesmo da data chegar, é essencial que os varejistas façam um planejamento detalhado, definindo objetivos claros, estratégias de marketing, logística e recursos necessários. “Se organizar para a data é o primeiro passo para o sucesso nas vendas. É preciso ter tudo alinhado para oferecer a melhor experiência para o consumidor, tanto na hora da compra, quanto na entrega”, reforça Felipe Lima.

Isso inclui a definição de quais produtos serão promovidos, como serão divulgadas as promoções, qual será a estratégia de atendimento ao cliente e como será feito o acompanhamento dos resultados. Um bom planejamento ajuda a minimizar imprevistos, otimizar recursos e maximizar os resultados.


2. Promoções 

As promoções são os principais atrativos para captar clientes e impulsionar as vendas. Posto isso, oferecer descontos especiais, brindes, frete grátis ou outras vantagens para incentivar as compras se tornam excelentes estratégias. O especialista da Shopee exemplifica uma das estratégias usadas na empresa. “Na Shopee, é possível acessar ferramentas para que os vendedores possam potencializar suas vendas. Temos também o ‘Combo’que aumenta a conversão de consumidores ao oferecer itens combinados ou presentes grátis ao consumidor com um gasto mínimo. Esse tipo de iniciativa atrai mais usuários na loja”, explica.


3. Experiência do cliente

Certifique-se de que a experiência do cliente em sua loja, tanto física quanto online, seja impecável. E quando se fala em “experiência” é englobado todos os pontos de contato entre consumidor e empreendedimento: da descoberta de um produto ou serviço até a pós-venda.

No Dia do Consumidor, garantir uma experiência excepcional é crucial para conquistar e reter clientes. Ou seja, é um bom momento para facilitar o processo de compra, oferecer opções de pagamento convenientes e forncer um atendimento personalizado.


4. Live Commerce

O Live Commerce (as famosas transmissões ao vivo, com foco em vendas) é uma tendência crescente no varejo e que pode ser ainda mais explorada no Dia do Consumidor. Felipe Lima, especialistas de Desenvolvimento de Negócios da Shopee, cita que a modalidade também permite que o vendedor faça demonstrações de produtos e até criem mais descontos na trasmissão.

Ele também menciona como a Shopee explora a ferramente. “Nossa funcionalidade permite que os lojistas engajem seus clientes com recursos como enquetes, sorteios e distribuição de cupons especiais. Além disso, os usuários podem realizar a compra dos objetos sem sair da live”, completa.


5. Fidelização

A fidelização dos clientes é fundamental para o sucesso a longo prazo de qualquer negócio. No Dia do Consumidor, os varejistas têm uma excelente oportunidade para fortalecer os laços com seus clientes e incentivá-los a retornar no futuro. Isso pode ser feito através de programas com descontos exclusivos para cadastrados, envio de cupons de desconto para futuras compras ou simplesmente agradecendo pela preferência. A fidelização dos clientes não só aumenta o valor vitalício do cliente, mas também gera recomendações positivas e boca a boca, contribuindo para o crescimento sustentável do negócio.

Essa atenção pode fazer toda a diferença na retenção e fidelização dos consumidores.


Fonte: Varejo S/A



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