Donos e distribuidores de pequenas empresas latino-americanas têm relatado um impressionante aumento de vendas e melhora nos relacionamentos entre fornecedores após adotar recentes plataformas de tecnologia de comércio conversacional.
“Além de donos de pequenas empresas, como lojas de esquina, aumentarem suas vendas e eficiência de seus pedidos, eles também podem fazer isso sem sair de sua plataforma de mensagens favorita”, comenta Erick Buzzi, Gerente Geral da Yalo no Brasil. “Estamos realmente comprovando como a conversa move o comércio.”
De acordo com o Future Market Insights, o mercado global de comércio conversacional valia cerca de US$ 5,3 bilhões em 2021, tendendo a crescer para US$ 26,3 bilhões até 2032, em um CAGR de 15,6% entre 2022-2032.
“Este é um mercado que cresce rapidamente por um motivo”, acrescenta Buzzi. “Para pequenas empresas e fornecedores, o comércio conversacional é um renascimento do relacionamento tradicional fornecedor-varejista, mas aprimorado e aprofundado por meio da intimidade de conversas reais, combinadas com o poder das plataformas inteligentes de dados.”
Não é segredo que o WhatsApp é o aplicativo de mensagens favorito da América Latina.
Só no México, são quase 90 milhões de contas do WhatsApp, sendo que o aplicativo tem uma penetração de 75% na Colômbia, subindo para 98,9% no Brasil.
Com 1,3 milhão de pontos de venda ativos usando a tecnologia da Yalo, incluindo proprietários de pequenas empresas e seus fornecedores em toda a América Latina, a empresa e seus clientes obtiveram resultados impressionantes. “O comércio conversacional permitiu que nossos clientes alcançassem um aumento de 22% na frequência de tickets de vendas com uma média de mais de 300% de aumento no ROI para nossos clientes”, explica Buzzi.
Duas histórias notáveis de sucesso na América Latina foram as distribuidoras independentes Rommac e Caboclo. Ambas sediadas em São Paulo, Brasil, a Rommac é especializada no fornecimento de bens de consumo embalados (CPG) para empresas independentes, como lojas de esquina, supermercados e padarias, enquanto a Caboclo é a distribuidora exclusiva da Mondelez Brasil, onde também fornece muitas empresas independentes. Ambas as empresas registraram mais de 4 mil pontos de venda cadastrados, um aumento de 45% na conversão e de 136% no ticket de vendas dentro do WhatsApp.
“A relação entre um fornecedor e donos de pequenas e independentes empresas sempre foi incrivelmente próxima”, acrescenta Buzzi. “O comércio conversacional fortalece esse vínculo, fornecendo uma interação altamente personalizada e centrada no cliente que é íntima, espontânea, não envolve nenhuma integração por parte do fornecedor, além de ser 100% centrada na conveniência de nossos clientes e parceiros varejistas.”
No Brasil, o WhatsApp está instalado em 99% dos smartphones. É o aplicativo em que os brasileiros passam mais tempo, além de ser o mais acessado e baixado. Os brasileiros também são fiéis ao WhatsApp e 94% dos usuários acessam o aplicativo todos os dias.
Embora seja escalável e altamente responsivo, a Yalo também descobriu que o comércio conversacional permite uma flexibilidade muito maior para os proprietários de negócios entrarem em contato com fornecedores fora do horário comercial, porque está sempre “disponível”.
Por exemplo, de acordo com a Yalo, 21% do volume de pedidos comerciais são feitos fora do horário comercial, das 9h às 18h. Ou seja, 23% do faturamento vieram de pedidos feitos fora deste período. E mais: houve um aumento de 24% no ticket médio das vendas realizadas entre 19h e 23h.
“Imagine seu fornecedor não apenas se oferecendo para reabastecê-lo quando estiver com baixo estoque de um produto popular, mas também recomendando outros produtos sobre os quais eles têm dados sólidos, os mais vendidos em sua área, ou sugerindo outros insights que podem comprovadamente aumentar as vendas e expandir seus negócios”, conclui Buzzi. “Tudo isso e muito mais informações altamente personalizadas diretamente no seu chat garantem o fortalecimento do seu relacionamento, principalmente quando percebe os resultados em suas vendas e lucros. Tudo isso é possível com o poder do comércio conversacional.”
FONTE: VAREJO S.A.
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