Implementar um e-commerce de loja com base física, ou mesmo num projeto 100% digital, só dará certo se antes de tentar acelerar for feito um passo a passo, como mandam as boas práticas de gestão, com planejamento e envolvimento da equipe.
Fazer negócios reunindo o digital e o físico de forma complementar vem se consolidando como o modelo empresarial ideal.
Há mais de 5 anos, antes do momento atual, de aceleração do e-commerce, acompanho as transformações ocorridas no modo de comercializar produtos no varejo, motivadas pelo avanço tecnológico e pelas facilidades de acesso às ferramentas.
Como aprendizado das dezenas de projetos de e-commerce dos quais acompanhei a implantação, afirmo com certeza que para ingressar neste universo de oportunidades é imprescindível observar alguns pontos importantes. O processo precisa ser bem estruturado para dar certo. É uma maratona. E não é possível obter sucesso em uma maratona se você tiver mind set de 100 metros rasos.
Esteja preparado para estar on-line
Seu negócio não deve estar on-line apenas porque todos os concorrentes estão. Mas é claro que o mercado exige um novo posicionamento. Por isso, avalie sua capacidade de aliar a necessidade de digitalizar sua empresa à viabilidade para operacionalizar o processo sem colocar em risco o próprio negócio.
Caso detecte que sua empresa ainda não tem esta capacidade, trate de adquiri-la capacitando-se e ao seu time de colaboradores, porque não há outro caminho.
Antes de qualquer coisa é preciso envolver toda a equipe para criar a consciência de que o novo canal de vendas é uma ferramenta adicional. Não um concorrente. Loja física e loja web serão pontos de contato com o consumidor se complementando para proporcionar novas experiências.
Também é fundamental ter consciência de que e-commerce não é só plataforma e antes mesmo de criar uma loja é preciso ter definido o seu objetivo. Será para girar estoque? Para expor todos os seus SKU’s? Para focar em um nicho dentro do seu segmento?
Seja qual for a sua estratégia, é necessário pensar que um negócio só dará certo se tiver como foco o que o cliente busca. Ou seja, não se trata de o que você quer vender, mas daquilo que as pessoas precisam e querem comprar.
Conheça sua persona
Após concluir o passo anterior, para otimizar os investimentos em marketing e aumentar as possibilidades de vendas é necessário direcionar sua mensagem ao consumidor com o perfil ideal.
Você sabe o que é persona? Trata-se de uma descrição do público alvo de um negócio, baseado em seu comportamento social e preferências de compra. Lembre-se: o produto certo deve ser ofertado para o público ideal.
Na prática, a persona não representa apenas uma pessoa, mas um grupo com perfil semelhante que é o cliente ideal da sua empresa. Essa identificação servirá como base para direcionar suas ações de maneira correta.
Além de identificar o local onde você encontrará seu cliente ideal, a persona permite definir a melhor maneira de atendê-lo, de acordo com seus hábitos e necessidades.
Ao fazer desta forma, você consegue selecionar o público com maior probabilidade de fazer negócios com a sua empresa, baseando-se no conhecimento das suas necessidades. E ainda cria condições para que suas ações de venda sejam mais assertivas.
Cuidado com a precificação
Uma operação de e-commerce necessita ter como objetivo vender, mas sem nunca perder de vista que se trata de uma relação onde empresa e consumidores precisam ter vantagens. Caso contrário, não prosperará.
Pense nisto e não entre em disputas que podem reduzir sua margem a centavos para fazer uma venda on-line. Se tiver que pagar para vender, não venda.
A internet é um canal que impulsiona vendas e tem custos mais baixos em comparação com seu negócio no mundo físico, mas cuide para que sua loja na web seja um negócio viável.
Tecnologia traz oportunidades
As transformações são uma necessidade imposta pelo comportamento dos consumidores, que estão cada vez mais conectados e presentes nos diversos canais possíveis.
Estas características resultam da necessidade dos clientes de obter respostas cada vez mais rápidas às suas demandas. E quem não estiver preparado para atendê-los perderá espaço para os concorrentes que se movimentarem melhor neste cenário das possibilidades de uso da tecnologia em favor dos negócios.
A melhor maneira de se adaptar é ter consciência da realidade do mercado e buscar as ferramentas mais adequadas.
As redes sociais estão aí, cada uma com sua política de uso, e devem ser utilizadas da maneira correta para aumentar o número de portas de acesso ao seu negócio.
E-Commerce próprio
Os marketplaces são instrumentos poderosos para a visibilidade dos seus produtos e tê-los como canal deve fazer parte de uma estratégia bem-sucedida de vendas.
Mas um e-commerce próprio, como aliado da loja física, é ferramenta indispensável, por facilitar a efetivação de negócios com autonomia e maior controle da operação.
É importante compreender que se e-commerce parece apenas comércio com “e” na frente, por mais que tenha sido acrescida somente uma letra à palavra que o mercado tanto conhece, há muitas transformações embutidas neste acréscimo.
Esteja pronto para aprender os caminhos que levam ao sucesso neste mundo tão tecnológico e desafiador, que traz demandas por conhecimento, mas entrega oportunidades inacreditáveis para a transformação positiva e a melhoria dos resultados do seu negócio.
E falando em ferramenta, convido você a conhecer a plataforma de e-commerce EMC Loja Web. Acessando www.emclojaweb.com você pode realizar um teste gratuito. E caso se interesse em criar sua loja na web, como empresa associada à CDL, você terá condições especiais para a contratação.
Entre em contato com a CDL e se informe sobre essa parceria com a FCDL e a EMC Sistemas, que tem como objetivo contribuir para a digitalização do varejo mineiro.
Por Emerson Duarte
Diretor de marketing da EMC Sistemas, gestor de marketing digital e consultor de e-commerce
Do site FCDL MG
Comments