Mulheres em cargos de CEO e outras posições de destaque estão trazendo perspectivas únicas para as mesas de tomada de decisão, promovendo uma maior diversidade de pensamento e impulsionando a inovação.
Nos últimos anos, um assunto vem ganhando destaque no mundo corporativo: o crescimento significativo do número de mulheres ocupando cargos de liderança em empresas de todos os portes e segmentos, ou seja: mulheres CEOs.
A participação feminina em cargos de chefia no mundo empresarial está cada vez mais abundante no Brasil. Isso é o que diz a pesquisa Panorama Mulheres 2023, elaborada pelo Instituto de Ensino e Pesquisa (Insper) e pelo Talenses Group. O resultado do estudo mostrou que o papel das mulheres tanto nas presidências de empresas quanto em outras posições de alta liderança no país, saltou de 13% para 17% entre 2019 e 2022.
Mulheres em cargos de CEO e outras posições de destaque estão trazendo perspectivas únicas para as mesas de tomada de decisão, promovendo uma maior diversidade de pensamento e impulsionando a inovação. Essa mudança não é apenas positiva para as próprias empresas, que se beneficiam da liderança inclusiva, mas também para a sociedade em geral, ao abrir novas oportunidades e inspirar a próxima geração de líderes.
“Estudos mostram que empresas com mulheres em cargos de liderança tendem a ser mais inovadoras, produtivas e lucrativas. Além disso, a representação feminina em posições de liderança, é essencial para provar que nós podemos estar onde desejarmos, é comum no mundo da moda e beleza encontrar mulheres, mas e quando se trata de liderar? Quando o assunto é ser presidente, diretora, executiva e etc?
Devemos sim idealizar e lutar para chegar a lugares que outrora eram ocupados por um grupo específico,” comenta Fernanda Cunha, sócia e CEO da Kipiai, empresa especializada em Marketing de Performance Márcia Cunha, CEO a Plenapausa, empresa que visa levar conforto e autocuidado para mulheres que estão na menopausa, “podemos afirmar que estamos testemunhando uma mudança fundamental na dinâmica corporativa, onde as vozes femininas estão sendo cada vez mais valorizadas e respeitadas nos mais altos escalões das empresas, isso incentiva mais mulheres a lutarem em prol desta crescente no mundo dos negócios”, diz.
Com uma abordagem inovadora e uma perspectiva diversificada, essas mulheres CEOs estão não apenas quebrando barreiras, mas também inspirando uma nova geração de mulheres a almejar o topo. Seja na gestão de empresas multinacionais, na liderança de países ou na direção de organizações sem fins lucrativos. A expectativa é que esses números continuem crescendo e cada vez mais mulheres possam alcançar espaço e reconhecimento em 2024.
Fonte: Varejo S.A
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