No dia 12 de junho comemorou-se o Dia dos Namorados e o comércio online mais uma vez teve papel de destaque nas vendas do varejo. O faturamento dos pequenos e médios lojistas chegou a R$ 194 milhões no online, número 20% superior ao ano passado (R$161,5 milhões). É o que aponta o levantamento inédito da Nuvemshop – plataforma para criação de lojas online que é líder na América Latina. Para a análise, foram consideradas as vendas realizadas entre final de maio e início de junho de 2022 e 2023, com a base de lojistas brasileiros da empresa.
De acordo com Guilherme Arantes, especialista em e-commerce da Nuvemshop, as PMEs buscaram oferecer uma melhor experiência de compra a fim de se destacar frente aos grandes varejistas. “Observamos que os empreendedores se desprenderam das campanhas tradicionais, que focam mais no apelo estético dos produtos, normalmente utilizando banners no site e conteúdo para as redes sociais focado em casais e no romantismo da data. Agora, observamos que os lojistas complementam esses conteúdos com outras ações efetivas, como sugestão de combos de produtos para presente, brindes, descontos, entrega rápida e embalagens chamativas. Assim, os empreendedores oferecem uma experiência de compra positiva desde o site até o ‘unboxing’ em casa”, explica Arantes.
É o caso da loja virtual Macchi, joalheria focada em alianças, que lançou a campanha “Dia dos Amores” e ofereceu produtos a pronta entrega e fretes mais rápidos – “envio flash e super flash”. “Reparamos que muitos de nossos clientes não costumam comprar presentes de forma antecipada, por isso oferecemos fretes com prazos de um a quatro dias úteis, variando somente se o cliente optar por personalizar as alianças”, comenta a empreendedora Aline Djanikian. Somente no ano passado, 20% do faturamento anual da Macchi foi resultado das vendas do Dia dos Namorados.
Já a Good Vibres, loja online especializada em produtos eróticos, além de lançar novos produtos e fazer campanha com brindes, apostou em kits de produtos com preços atrativos – a partir de R$ 59,90. “Muitos clientes ficam na dúvida sobre quais produtos comprar para presentear, portanto, os kits facilitam essa escolha e oferecem uma composição mais completa e atrativa para o consumidor”, explica Isabela Cerqueira, CEO da marca. A empreendedora também apostou em campanhas com influenciadores para atingir novos públicos durante a data comemorativa dos casais. Com crescimento de 100% nas vendas no último ano, essa é uma das épocas de maior faturamento para a lojista, ficando atrás apenas do mês de novembro, quando há a Black Friday.
As ações estratégicas comentadas por Arantes e colocadas em prática pelas lojistas Aline e Isabela, de fato agradaram ao público: foram comprados mais de 3 milhões de produtos no período, com um ticket médio de R$ 248,10 por compra. Os produtos mais vendidos foram vestidos, perfumes femininos e masculinos, óculos de sol e bonés.
Moda (R$ 71 milhões), Saúde & Beleza (R$ 16 milhões) e Acessórios (R$ 13 milhões) foram os segmentos que mais faturaram durante o período analisado. No entanto, os setores que tiveram crescimento mais expressivo em comparação com 2022 foram: Joias (+ 81%) e Casa & Jardim (+ 76%).
FONTE: VAREJO S.A.
Komentar