O brasileiro vira um verdadeiro detetive digital na hora de comprar. O consumidor criou o hábito de pesquisar as avaliações do produto ou serviço oferecido pelo vendedor. E o empresário atento já percebeu que uma boa reputação na internet se transforma numa ferramenta para alavancar o negócio.
Uma pesquisa realizada pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), no Natal passado, mostrou que 73% dos brasileiros foram atrás de informações na internet antes de fechar negócio.
E a pesquisa do consumidor passou a ter uma forte influência sobre a imagem da empresa, ou seja, a reputação online dela.
De acordo com a pesquisa, os smartphones ocupam o topo da lista, seguido dos eletrodomésticos e eletrônicos. O vestuário é o quarto item mais procurado pelos consumidores.
Louise Guerrero, por exemplo, tem uma marca especializada em sapatos personalizados para casamentos. E 80% dos clientes acompanham as avaliações online.
Além dos sites de busca e das redes sociais, Louise incentiva comentários nas plataformas da sua loja.
Ter cinco estrelas nas avaliações dos sites fez o faturamento da empresária aumentar em 2022, e a receita foi de cerca de R$ 120 mil. Em 2023, ela pretende investir ainda mais na reputação online.
FONTE: VAREJO S.A
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