Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
Com a chegada de dezembro, os comerciantes já se preparam para o período mais agitado do varejo. Segundo estimativa da CNDL – Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e pelo SPC Brasil — Serviço de Proteção ao Crédito, o Natal de 2022 deve movimentar R$ 66,6 bilhões na economia.
De modo a garantir melhores resultados nesta época do ano para os varejistas, a gerente de Marketing da Gerencianet, Sabrina Carvalho, atenta para alguns cuidados importantes, tanto para o presencial quanto para o online, na hora das vendas para atrair um número maior de clientes e, assim, sair na frente dos concorrentes. Confira algumas dicas:
Promoções Investir em promoções é uma ótima alternativa para atrair mais consumidores. Por mais que o retorno por venda seja um pouco menor, o volume compensa. Disponibilizar combos ou promoções do tipo “compre 3 e leve 4” favorece o aumento do ticket médio por cliente durante as vendas no natal.
Atendimento A busca por preços melhores é a primeira motivação dos consumidores, mas eles também estão cada vez mais atentos ao atendimento oferecido. Por isso, investir em vendedores ou atendentes com conhecimento dos produtos ofertados é fundamental para aumentar as vendas no Natal. Nos e-commerces, por exemplo, a oferta de vários canais de comunicação com alta disponibilidade pode representar a efetivação ou desistência da compra. E se você já atraiu o cliente, oferecer um bom pós-venda é a cartada final para a fidelização.
Logística nas vendas de Natal Em períodos de lojas movimentadas e sites com fluxos intensos, o sistema de logística precisa funcionar perfeitamente. É preciso ter um controle em tempo real do número de produtos disponíveis no estoque para não vender um produto esgotado e se queimar com o cliente. Além disso, é preciso ter um esquema bem montado de entrega de produtos. O prazo solicitado para entrega também é um diferencial nesta época do ano. Afinal, ninguém quer correr o risco de não ter o presente em mãos no dia certo. Porém, mais importante do que oferecer um prazo menor de entrega é cumprir o prazo prometido para o cliente.
Formas de pagamento Para facilitar o pagamento das compras de Natal, muitos consumidores optam pelo parcelamento. Outros podem preferir os meios mais tradicionais de pagamento. Por isso, quanto mais opções você oferecer para seu cliente, melhor: boletos, carnês, links de pagamento, Pix e, agora, pagamentos via Open Finance. Para não prejudicar seu fluxo de caixa, o indicado é contar com um intermediador de pagamento. Além de possibilitar a oferta de diversas formas de cobrança, você ainda fica livre da burocracia de negociação bancária. Isso sem contar a análise antifraude gratuita em todas as transações.
Turbine o e-commerce Vale investir na aparência do site, que deve estar claramente associada ao tema da data, e na divulgação via redes sociais e newsletters. Para isso, mantenha a base de contatos muito bem atualizada e dentro das normas do Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)! Verifique, antes da promoção da campanha, se seu site realmente terá capacidade para receber um número maior de acessos. E é bom se lembrar que, se tudo ser certo, as vendas aumentarão. Então trate de preparar o estoque!
FONTE: VAREJO SA
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