top of page

Cinco dicas valiosas para alavancar a produtividade do time sem causar burnout



Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, em que a demanda por resultados e a busca pela produtividade são uma constância, é fundamental adotar estratégias inteligentes para maximizar a eficiência da equipe. No entanto, essa busca incessante por rendimentos não deve ocorrer aos custos da saúde mental e do bem-estar dos colaboradores. Afinal, um colaborador sobrecarregado e esgotado é menos produtivo em longo prazo e se torna potencial para a síndrome de burnout emergir.


Uma pesquisa conduzida pela empresa Gattaz Health & Results, liderada pelo presidente do Conselho Diretor do Instituto de Psiquiatria da Universidade de São Paulo (IPq – USP), Wagner Gattaz, mostra que um a cada cinco brasileiros (18%) sofrem com esse diagnóstico. O levantamento foi apresentado em outubro de 2022, mas teve início em 2015. Até então, haviam sido contactados 86,5 mil profissionais, com 38,1 mil respondendo às perguntas.


Fato é que bons gestores sabem muito bem que pessoas felizes fazem empresas grandes. Mas não adianta ter apenas um time feliz, é preciso que os colaboradores estejam engajados, plugados nos negócios. A preocupação com o nível de pressão e a sanidade da equipe estão totalmente ligados aos resultados que a organização vai colher.


Tenha clareza frente às suas expectativas e aos perfis profissionais

Primeiramente, para conquistar o aumento da produtividade, é fundamental ter clareza quanto aos objetivos da empresa e ao perfil de colaborador que quer para o seu negócio, porque há pessoas, por exemplo, que não lidam bem com cobrança e pressão.


Independentemente dos anseios da sua companhia, o time deve seguir a mesma toada e estar por dentro dos processos e expectativas.


Cultive um ambiente de apoio e compreensão Um ambiente de trabalho que promova a confiança, a colaboração, o bem-estar e o respeito e é essencial para manter os níveis de produtividade sustentáveis. Os gestores devem se comunicar regularmente com a equipe, demonstrando interesse genuíno em suas preocupações e necessidades. No entanto, precisam ter o cuidado de não assumirem grandes problemas gerados em casa, que somente os próprios envolvidos devem solucionar. De modo geral, quando os colaboradores são apoiados, normalmente se dedicam ao trabalho de forma equilibrada, minimizando o risco de burnout.


Incentive o descanso

É importante motivar intervalos regulares durante o dia a dia de trabalho para os profissionais recarregarem as energias, assim como incentivar o uso das férias para que a equipe possa se desconectar completamente do ambiente de trabalho, curtir dias de lazer com pessoas queridas e retornar com força total.


Celebre conquistas e promova reconhecimento

O reconhecimento pelo trabalho bem-feito é uma maneira poderosa de motivar o time e fortalecer o senso de realização. Celebre todas as conquistas, não importa quão pequenas sejam, e reconheça publicamente o esforço dos colaboradores. Isso não apenas aumenta a autoestima, como também reforça o valor do trabalho realizado.


Fomente o desenvolvimento profissional

Investir no desenvolvimento profissional da equipe, além de melhorar suas habilidades, promove o sentimento de valorização. Ofereça sempre que possíveis oportunidades de treinamento e crescimento, permitindo que cada pessoa amplie seus conhecimentos e traga novidades ao trabalho.


FONTE: VAREJO S.A.

1 visualização0 comentário

Comentarios


bottom of page