O Dia das Mães é a data que mais vende depois do Natal. E agora, com os problemas gerados para o comércio pelo coronavírus, preparar-se para impulsionar as vendas no período é mais do que necessário para, pelo menos, manter a receita do estabelecimento.
Ainda mais que, segundo pesquisa da BEUP para análise e insights da Globo 2020, o isolamento tornou a data mais importante para a maioria das pessoas, o que pode ser traduzido em vendas. Afinal, 69% das pessoas vão comemorar a data e, nesse público, 85% vai presentear a mãe. Sem falar nos que não vão fazer nada no dia, mas vão mandar pelo menos uma lembrancinha.
Então, mesmo com as medidas de proteção e isolamento, adaptar o negócio às mudanças e aos novos hábitos de consumo é fundamental.
E independentemente do seu ramo de atuação, diferenciar-se neste momento é fundamental para que sua ação tenha sucesso. A Covid-19 é um catalisador para mudanças no varejo. O e-commerce, por exemplo, está crescendo e veio para ficar. Afinal, ele vai ser o principal canal de vendas nas comemorações deste ano.
De pequenas cervejarias a hamburguerias, novas empresas estão entrando no mundo do comércio eletrônico. O resultado? Maior confiança em pedidos e pagamentos online, e conveniência se tornam o novo normal para quem adota o serviço durante a crise.
Então, garantir uma experiência positiva do cliente nas plataformas digitais é fundamental. Principalmente porque a vontade de comprar é alta, 78% das pessoas pretendem gastar o mesmo que nos anos anteriores ou até mais para comprar um presente.
Para se organizar e ter bons resultados, é preciso ter empatia com seu público e procurar entender o seus sentimento de compras.
Afinal, o momento é de comemorar, mas muitas vezes a distância, e as emoções ficam mais à flor da pele durante a quarentena.
Por isso, tenha uma voz de marca clara e impulsione o sentimento positivo. Monitore as conversas online e responda apropriadamente.
Assim, faça um planejamento consciente, ofereça as melhores condições para o cliente e comodidade também.
Essas são algumas medidas para não comprometer uma das datas mais lucrativa do comércio.
O que você está fazendo para preparar o seu negócio para o Dia das Mães?
Veja algumas dicas para vender mais:
1. Planeje as finanças
A data costuma movimentar bastante as vendas, que este ano devem sofrer queda por conta do isolamento. Essa percepção é fundamental para organizar seu orçamento, que vai depender da definição dos produtos a serem oferecidos. Só assim vai poder saber quanto vai gastar para produzi-los.
E esse planejamento só vai estar completo se você souber definir o preço de venda dos produtos, para poder estimar seu lucro. Esta é uma etapa importante, para saber se o valor estabelecido é realmente justo e competitivo.
Para compreender melhor como formar o preço dos seus itens, faça o curso online e gratuito: Como definir o preço de venda. Aprenda quais são os custos fixos e variáveis do seu negócio, entenda a importância da margem de contribuição e chegue ao ponto de equilíbrio do seu caixa, para tentar cobrir a queda do faturamento.
2. Busque alternativas de divulgação
Não deixe de divulgar o seu negócio. Nesse cenário, as redes sociais são uma excelente saída. Crie perfis nas redes sociais. Use o Instagram e o Facebook.
Vale lembrar que o WhatsApp é uma alternativa rápida para avisar seu cliente sobre uma promoção, a chegada de novos produtos e outras novidades. Use e abuse da sua loja virtual! Agora é a hora de usar o e-commerce vender, por isso aproveite a presença nas redes sociais e direcione os clientes para a sua loja online. Explore as ferramentas digitais e abuse da criatividade.
Veja a seguir um passo a passo para vender no Instagram e no WhatsApp, bem como se aventurar nos marketplaces, caso não tenha uma loja virtual.
•Como vender no Instagram e no WhastApp •Como vender online em marketplaces
3. Ofereça promoções
Pode ser um frete mais barato ou desconto em produtos e serviços específicos. Se você souber fazer promoções então… É sucesso na certa. Agora, mais do que nunca, os preços farão diferença. O importante é mostrar ao cliente que ele está pagando menos. Veja o que os brasileiros levam em consideração na hora de escolher um produto nas compras normalmente:
Além disso, ofereça serviço de delivery, que está bastante em voga na quarentena. Invista também em produtos específicos para a data, pode ser um cardápio especial, uma embalagem especial ou algo que desperte emoção além do produto.
4. Faça parcerias
Você pode elaborar kits por grupo de produto, por serviço, por faixa de preço ou de acordo com os diferentes perfis de mãe. Existem várias formas criativas e charmosas de fazer isso.
Aqui existe uma oportunidade de ouro, que é fazer parcerias com outros estabelecimentos de segmentos diferentes (floriculturas, lojas de bijuteria, de roupas, de sapatos ou de chocolates). O objetivo é facilitar a montagem de cestas, incrementar o presente e também dividir o frete. Restaurantes, por exemplo, podem fazer parceria com floriculturas, para entregar um almoço e um presente juntos.
Vejo flores em você
Por falar em flores, elas sempre foram um dos presentes mais populares em datas comemorativas, principalmente no Dia das Mães. Girassóis e copos-de-leite são as mais procuradas, portanto, pode ser uma boa ideia produzir buquês as mesclando, além de vendê-las separadamente.
É bom lembrar que os arranjos são alternativas para quem não consegue decidir por um presente. Então prepare um leque de opções para encher os olhos dos clientes. Você pode usar o seu Instagram como álbum para mostrar os arranjos em que está trabalhando, por exemplo.
E, aproveitando as medidas de isolamento, um serviço de delivery pode ser uma boa pedida para aumentar as vendas. Só não se esqueça de observar os cuidados de higiene e proteção na hora de fazer as entregas.
Invista na produção de cartões para colocar nos produtos. Hoje poder mandar uma mensagem personalizada na distância tem muito valor. Eles são um mimo para as clientes. Você pode aproveitar para colocar sua logomarca e personalizar os produtos. Se for possível, pense em embalagens criativas e que fazem a diferença no produto.
5. Adote o vale-presente
Outra boa ideia é oferecer opções de vale-presente para facilitar o trabalho de quem precisa escolher o produto, mas não tem noção do que quer comprar. Você pode criar um design interessante e personalizar esses vales online.
Como as pessoas não vão poder ir até a sua loja, pense numa maneira de fazer a entrega do vale no ambiente virtual, até mesmo nas redes sociais. Assim, você ganha com a venda e com a divulgação da sua loja.
Muitas empresas têm vendido vouchers para serem usados em compras futuras. Caso seu negócio não esteja operando, ainda assim, você pode pensar nessa opção.
6. Procure sempre melhorar sua operação
Hoje, existem várias plataformas online de pesquisa de satisfação dos clientes, como o Typeform e o Survey Monkey. Você pode pedir a opinião dos consumidores sobre produto e atendimento, por exemplo, e até pedir sugestões de melhorias. Além de receber feedback sobre as suas operações, é uma oportunidade de se aproximar do seu público.
Essa também pode ser uma boa oportunidade para estimular a indicação de sua loja. Peça para seus clientes postarem nas redes sociais e marcarem sua empresa e, quem sabe, pensar em algum plano de fidelização, que pode começar agora e ter continuidade depois que a situação se normalizar.
Caso sua empresa esteja atendendo com equipe, eles precisam estar treinados para lidar com questionamentos dos clientes nesse momento. Precisam dar segurança e credibilidade para os consumidores. Por isso, não poupe tempo passando todas as informações necessárias para seus colaboradores. E mais, se for o caso, empodere-os para ajudar o cliente na escolha do presente e também para resolver problemas.
Mais do que nunca é hora de inovar. Veja o que seus concorrentes estão fazendo e empresas de outros setores também. São grandes inspirações para novas ideias. E não se esqueça: sempre vão existir os consumidores que deixam para fazer as compras na última hora. Então, você ainda tem tempo de preparar seu negócio!
O isolamento social vai impedir que muita gente encontre os familiares para celebrar junto, mas também pode haver outros tipos de aproximação.
Neste Dia das Mães, seja presencialmente, seja virtualmente, conecte-se com sua família e celebre a vida.
Fonte: Sebrae
FONTE: FCDL MG
Comments