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Como criar uma campanha de sucesso



“Propaganda é a alma do negócio”, diz o velho bordão. Ou seja: quanto mais investimento em mídia, mais retorno. Mas será que apenas isso é válido nos dias atuais? Se entre os anos 1960 e 2000 o consumidor não escolhia o que iria consumir, mas sim era escolhido, hoje os papéis se inverteram. Na era digital, as ações direcionadas para o impulsionamento de resultados deram espaço a planejamentos e estratégias mil. Afinal, em plena sociedade 5.0, protagonista das suas escolhas, as campanhas de marketing são muito mais do que meros anúncios.


No entanto, considerando as proporções, a referida máxima não deixa de ter razão.


Hoje, uma campanha é fundamental para atrair a atenção do seu público para determinado aspecto e aumentar as conversões (a alma) do seu negócio. Essas iniciativas são ainda mais imprescindíveis em épocas sazonais – Black Friday, ou Natal, por exemplo – quando os empreendedores desejam fomentar ações pontuais ou simplesmente impulsionar as vendas.


De antemão, já posso afirmar que qualquer ação que envolva o consumidor atualmente deve gerar valor e criar conexões com o público-alvo. Afinal, os hábitos de compra mudaram, assim como os comportamentos frente às infinitas possibilidades.


Nesse sentido, dificilmente você encontrará receitas de campanhas prontas, mas existem algumas dicas que podem potencializar as chances de sucesso.


Mire em um objetivo

Para quem não sabe aonde ir, qualquer caminho serve, não é mesmo? Então, defina um Norte. Identifique as necessidades ou as oportunidades e atente-se a todo o processo.


Por exemplo: se você está tentando gerar X novos clientes, descubra quantos leads precisará e quando necessitará deles. Assim, é possível planejar as ações em mídias diferentes para atingir o objetivo.


Invista em boas ferramentas

Uma plataforma de e-commerce que entrega resultados eficientes e não te deixa na mão é uma das principais dicas. A VTEX, por exemplo, é a única plataforma de Software as a Service da América Latina com tecnologia reconhecida mundialmente pela escalabilidade e velocidade. Por ser um SaaS, o sistema é apto a suprir diferentes necessidades e não demanda investimentos desnecessários. Boas ferramentas comerciais e de marketing também podem ajudar na divulgação da campanha; chatbots e plataformas de gestão de e-mail marketing são dois exemplos interessantes.


Estabeleça as regras

Quanto mais objetivas as regras, melhores serão os resultados, pois o direcionamento se tornará certeiro. Para vender o produto X, é permitido dar desconto? O parcelamento é liberado? O foco é trabalhar o mix de produtos ou apenas o item em questão?


Questione-se!


Crie metas

As metas são importantes para avaliar o sucesso (ou não) da campanha e os pontos fracos. Para isso, o equilíbrio deve entrar em cena, porque elas devem ser desafiadoras, mas não irreais. Se for o caso, defina uma meta base e uma supermeta.


Organize os prazos

Tudo envolve início, meio e fim. Portanto, além da data inicial e final da campanha, crie intervalos para avaliar o andamento. Assim, é possível considerar mudanças, projetar resultados e prever determinadas ações.


Prepare o seu time

Treine sua equipe para estar a par dos pontos-chaves da campanha. Isso ajuda a manter todo mundo mais engajado, consciente e preparado para encarar mais um desafio.


FONTE: VAREJO S.A

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