top of page

Instagram é a plataforma preferida dos pequenos negócios com perfil nas redes sociais

Pesquisa encomendada pelo Sebrae aponta que 64% dos pequenos negócios têm um perfil na rede de compartilhamento de fotos e vídeos para divulgar seus produtos e atrair novos clientes



Sete em cada 10 pequenos negócios brasileiros têm perfis nas redes sociais. Segundo a pesquisa “Transformação Digital nos Pequenos Negócios”, realizada pelo Sebrae, a plataforma mais popular entre os empreendedores é o Instagram (64%), seguida do Facebook (41%). LinkedIn (6%); TikTok (3%); Youtube e X (antigo Twitter), com 2%; e Kwai (1%) completam a lista.


O setor de Beleza (83%), seguido pela indústria alimentícia (82%), os negócios ligados à economia criativa (79%), petshops (75%) e artesanato, educação e moda (72%) são os que têm maior presença em redes sociais.


“O mundo hoje é digital. Esta percepção vem acompanhada da mudança em curso no Capitalismo, que abandona a Revolução Industrial, o modelo fordista, onde poucos enriquecem à custa de muitos, e pulveriza os meios de produção. Por isso, a presença digital se tornou essencial para as empresas de todos os portes e segmentos, principalmente os pequenos negócios”, destaca o presidente do Sebrae, Décio Lima.


“Nosso esforço tem sido de contribuir para que os donos de micro e pequenas empresas consigam digitalizar seu negócio, ampliando as possibilidades de mercado”, acrescenta.


De acordo com a pesquisa, o catálogo de produtos e o “Fale Conosco” – canal para contato com a empresa – são os serviços mais disponibilizados nas páginas dos pequenos negócios. Em muitas muitos desses perfis é possível fazer reclamações (40%), verificar preços (36%), solicitar reservas (34%) ou personalizar os produtos (30%).


Confira os números da pesquisa

  • 73% dos PN usam algum tipo de perfil/página nas redes sociais

  • Redes sociais onde a empresa tem um perfil/página, sendo que o Instagram é a plataforma preferida dos empreendedores.

  1. Instagram – 64%

  2. Facebook – 41%

  3. Site próprio – 10%

  4. Linkedin – 6%

  5. Tik Tok – 3%

  6. Youtube – 2%

  7. Twitter – 2%

  8. Kwai – 1%

  • Serviços mais disponibilizados nos perfis e páginas das empresas

  1. Catálogo de produtos / serviços – 50%

  2. Fale conosco – 50%

  3. Espaço para reclamação e sugestão – 40%

  4. Preços dos produtos / serviços – 36%

  5. Reservas e/ou vendas on line – 34% Fonte: Varejo S.A

0 visualização0 comentário
bottom of page