top of page

O que podemos aprender com a mulher que trouxe a Starbucks ao Brasil?

Persistência, foco nas pessoas e paixão pelo trabalho marcam a personalidade de Maria Luisa Rodenbeck.


A vinda do Starbucks ao Brasil foi resultado de uma persistência apaixonada de Maria Luisa Rodenbeck. A carioca filha de imigrantes italianos, se engraçou pela marca enquanto fazia um MBA em Boston, Estados Unidos, ainda na década de 1990. Não à toa, na época, ela foi até a sede da marca em Seattle a fim de encontrar o fundador da maior rede de cafeterias do mundo, Howard Schultz, e lhe convencer de que o Brasil deveria ser o próximo lar da empresa.


Por coincidência, Maria Luisa acabou encontrando-o na porta da empresa e o entregou em mãos, em 1997, um business plan sobre a abertura da Starbucks no país. Schultz se surpreendeu com Luisa, mas ela só foi ter certeza disso quase dez anos depois, quando finalmente a empresa quisera abrir suas portas no Brasil e procurou um parceiro para isso.


Na ocasião, enquanto ela fazia sua apresentação para os altos executivos da marca, Howard Schultz aparece com aquele mesmo business plan, entregue anos atrás por ela, em mãos e diz: “Espero que você tenha atualizado isso aqui”.


Apesar desse resumo em poucas linhas da persistência de Maria Luisa para trazer a Starbucks ao Brasil e da admiração que as pessoas cativaram por aquela mulher de presença marcante, a mensagem mais forte que podemos adquirir da biografia dela “Vai um cafezinho?” (Editora Buzz, 2019), é do alto valor que há no foco nas pessoas que fazem os negócios acontecerem.


Confira 3 lições de negócios de Maria Luisa Rodenbeck, a mulher que trouxe o Starbucks ao país do café


“Cumprimente o cliente. Ouça o cliente. Sorria para o cliente. E o mais importante: desculpe-se, caso erre”;“Não estamos no segmento de cafés servindo pessoas. Estamos num negócio envolvendo pessoas e servindo cafés”;“Se quiser vencer, você vai precisar de um enorme entusiasmo, porque, por um bom tempo, você irá ‘respirar’ só trabalho”.



Fonte: Portal Administradores

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page